terça-feira, 22 de julho de 2014

Como planejo minhas viagens

Oi! Tudo bom?

 

Hoje vim falar um pouco de como costumo planejar minhas viagens, tanto nacionais quanto internacionais. Eu gosto de planejar as viagens por conta própria, fazendo tudo do meu jeito do começo ao fim. É bastante trabalhoso, mas pra mim, o espírito da viagem já começa aí! Planejar cada dia com detalhes já me faz entrar no clima e aproveitar quase 1 ano antes.

 

Definir o destino:

A primeira coisa é definir pra onde você vai, certo? Eu costumo pensar com muita antecedência os lugares que quero conhecer e, inclusive, tenho uma listinha de lugares que ainda quero conhecer.

 

Época da viagem:

Se você tem restrições de épocas do ano para tirar férias, por conta da empresa que trabalha ou por causa de filhos na escola, infelizmente esse item não te ajuda muito. Mas se você tem flexibilidade de datas, MELHOR! Aí você pode aproveitar melhor o clima da região, seus atrativos, e ainda fugir um pouco da muvuca e dos preços altos. Como? Viajando fora de época!

 

·         Campos do Jordão é friozinho o ano todo. Então porque deixar pra ir pra lá justamente nas férias de Julho, quando toooodo mundo vai? Se você aproveitar um final de semana de Fevereiro/Março para ir o clima estará ótimo, não tão frio, e os preços estarão mais em conta (hospedagens e restaurantes). Essa dica também serve para cidades da Serra Gaúcha e para Petrópolis (RJ).

·         Nordeste: não sou uma boa referência para falar de Nordeste pois só fui pra Porto Seguro 1 vez na vida e a viagem não foi planejada por mim. Sempre ouço comentários de que o clima no Nordeste é sempre maravilhoso, então não há porque ir justamente em Dezembro/Janeiro pra lá, correto? Aproveite a época de baixa temporada (Março-Junho) para aproveitar as praias com mais tranquilidade!

·         Hemisfério Norte: se possível, evitar ao máximo viajar para Europa/Estados Unidos nos meses de Julho e Agosto. Esses são os meses de férias escolares nesses países e, por isso, os próprios habitante estão viajando, o que deixa os pontos turísticos muito mais cheios e caros!

o   Europa: se você tem medo do frio europeu e não quer viajar durante a muvuca, Maio é uma boa época para se viajar. A Primavera (lá as estações são o inverso daqui, enquanto lá é verão, aqui é inverno) deixa o clima agradável, sem muitas chuvas

o   Estados Unidos: além dos meses de férias, já mencionados, nos EUA existe um período chamado Spring Break semelhante à nossa “semana do saco cheio” que os alunos das universidades tiram 2 a 3 semanas de férias. Esse período depende da universidade, mas em geral, vai de Março a Maio. Então, se puder evitar, melhor! Sendo assim, acho que a melhor época pra ir para os EUA seja entre Setembro e Novembro, época de clima agradável de Outono!

 

Claro que todas essas dicas levam em consideração o meu gosto para viajar, preferindo lugares vazios, sem fila e mais acessíveis financeiramente. Agora se a sua vontade é viajar para um lugar justamente para aproveitar o agito e a bagunça, ignora todas as minhas dicas e se joga hehe!

 

Comprar passagens

Normalmente depois que eu defino o local de destino eu faço pesquisas diárias no Submarino Viagens com as datas próximas ao meu interesse. Entrar todo dia te permite acompanhar a flutuação nos preços e, principalmente, as promoções!

 

Eles têm uma ferramenta interessante que te diz a época de passagens mais baratas. No teste abaixo cotei uma viagem São Paulo/Orlando com duração de 15 dias e a época mais barata é Setembro (condizendo com as dicas que dei acima sobre as épocas do ano).



Apesar de fazer as pesquisas no Submarino Viagens eu prefiro adquirir diretamente no site da companhia aérea escolhida, acho menos burocrático e se você tiver algum problema o contato será direto com eles.

 

É importante também, enquanto você estiver procurando passagens, curtir as páginas das companhias aéreas no Facebook e Twitter. Eles sempre divulgam as promoções nas redes sociais.

 

Escolher hotel

Uso muito o TripAdvisor. Gosto de linka-lo a minha conta do Facebook e com isso ver as indicações dos meus amigos e de amigos de amigos. Acho essa ferramenta interessante porque se algum amigo meu gostou do hotel, a possibilidade de que eu goste também é maior do que se pegar um hotel ao acaso.

 

Algo que sempre faço ao escolher um hotel é ver as avaliações ruins e péssimas. Tentar entender porque alguém odiou o hotel é muito importante. Por exemplo, teve uma vez que estava avaliando hotéis e um hotel que parecia sensacional tinha uma avaliação ruim apenas. O motivo da pessoa ter avaliado mal o hotel é que os funcionários do hotel vieram retira-los da piscina pois estavam usando fora do horário e bêbados. Isso lá é motivo de reclamação? Acabei reservando esse hotel mesmo!

 

O que fazer no destino?

Isso não tem jeito, é pesquisa, pesquisa, pesquisa... e mais um pouco de pesquisa. Você pode comprar guias do local, mas a minha preferência é ler na internet blogs de pessoas que viajaram recentemente e compartilharam a experiência. Acho mais atualizado do que guias impressos e é possível ver se os interesses da pessoa que escreve são os mesmos que os seus.

Blogs que costumo ler especificamente para viajar:

Aprendiz de Viajante

Viaje na Viagem

Melhores Destinos        

 

Outra dica boa é verificar se nos blogs que você já lê sempre existe algum post sobre o seu local de destino. Eu, por exemplo, leio o blog Just Lia desde minha adolescência, então agora que estou planejando minha viagem para a Disney, peguei diversas dicas por lá.


E você, tem alguma duvida sobre viagens que gostaria que eu esclarecesse por aqui? deixa a duvida aqui embaixo nos comentários que eu tentarei atender.

 

Espero que vocês tenham gostado.

Até a próxima Dica da Hannah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário