quinta-feira, 24 de julho de 2014

Como tirar o passaporte

Oi! Tudo bom?

Continuando a série de posts sobre viagem, hoje vamos falar sobre como tirar o passaporte. Sempre ouvi que “uma mulher prevenida tem sempre o passaporte em dia” e nunca vi muito motivo pra isso, mas sentia um certo desconforto quando meu passaporte estava vencendo.




Até que, um dia, entendi o que esse documento poderia fazer por mim. Na época, trabalhava em uma empresa multinacional e surgiu a oportunidade de fazer um curso nos Estados Unidos, mas tinha um problema, o curso começaria em 3 semanas! Olha aí a importância de estar com o passaporte em dia e, nesse caso, o visto (esse assunto fica para um próximo post). Se não tivesse o passaporte jamais conseguiria tira-lo em tão pouco tempo e perderia uma oportunidade incrível.

Pra tirar o passaporte hoje em dia é bem simples.

1.       Entrar no site da Polícia Federal e requerer o passaporte. Existe uma lista de documentação necessária. Quem já mudou de nome alguma vez, por qualquer motivo que seja, prestar bem atenção nos documentos necessários, porque é preciso levar todo o histórico de alteração de nome!
2.       Pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União) que é emitida com o valor da taxa do seu serviço
3.       Comparecer ao posto da Polícia. Em algumas cidades é necessário agendar a visita ao posto da Polícia (o agendamento é feito pelo próprio site). Como visto na lista de documentos, não é mais necessário levar foto, pois eles tiram na hora em uma máquina digital acoplada ao sistema. Na foto não pode sorrir, então vá com o cabelo e a maquiagem arrumadinhos pra ficar menos feia (porque bonita ninguém fica em foto de documento né?). Já ouvi pessoas comentando que não pode usar óculos na foto, mas outras já comentaram que pode, desde que não faça reflexo... então essa informação não posso passar pra vocês com precisão.
4.       Em geral, no máximo 2 semanas você já pode ir buscar o passaporte! A retirada só pode ser feita por você mesmo, apresentando RG e o protocolo que te entregaram no dia da foto.

Viu só como é fácil?

Existe ainda o passaporte de emergência com emissão em até 24 horas após a solicitação. Esse passaporte é bastante específico e emitido apenas em situações de problemas de saúde, guerra, ajuda humanitária e etc. Ou seja, não deixe o passaporte para última hora!

O passaporte é válido por 5 anos (o emergencial é valido por apenas 1 ano) e o ideal é renova-lo com 4 anos e meio, uma vez que existem muitos países que impedem a sua entrada se seu passaporte tiver menos de 6 meses de validade. O processo de renovação do passaporte é o mesmo de se emitir um novo, sendo que você tem que apresentar o antigo na renovação, caso contrário, pagará o dobro da taxa de renovação.

Espero que vocês tenham gostado.
Até a próxima Dica da Hannah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário